sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Novas descobertas arqueológicas feitas em Minas Gerais


Belo Horizonte (MG) se transformou, da capital dos butecos para sítio arqueológico, na última quinta-feira (12). Uma equipe de arqueólogos da Universidade de Chicago, Estados Unidos, fez uma importante descoberta no bairro Prado, região centro-oeste da cidade. Após meses de pesquisa e de trabalho intenso, os acadêmicos desenterraram uma série de objetos pertencentes à sociedade pré-tecnológica. 

Foram encontrados dois tipos de discos – um grande e preto e outro pequeno e prateado – e outros dispositivos plásticos transparentes, dentro dos quais é possível ver uma fina fita marrom brilhosa, enrolada em dois pequenos rolos. Segundo o especialista em pré-tecnologia e coordenador do grupo, Michael Jones, os objetos encontrados faziam parte dos hábitos de lazer dos homens daquela época. “De acordo com os registros escritos que temos da sociedade pré-tecnológica, podemos afirmar com certeza que os achados eram dispositivos utilizados para ouvir música”, revela. Ainda de acordo com o pesquisador, os três tipos de objetos pertencem a épocas diferentes, o que torna ainda mais significativa a descoberta do grupo. “Podemos perceber, aqui, uma evolução dos dispositivos usados para a fruição da música. Pelos nossos estudos anteriores, podemos dizer que o mais antigo é o disco grande e preto, que é de um material muito sensível; depois, vieram as caixinhas plásticas, chamadas de “fitas-k7” pela população da época; e, por fim, temos o “CD”, disco menor e prateado que, de acordo com os registros, era lido a laser”, esclarece o professor Jones.



Apesar de acostumados a lidar com relíquias pertencentes a tempos remotos e a reconstruir sociedades há muito extintas, os próprios pesquisadores se emocionaram com as descobertas recentes em Belo Horizonte. “É incrível ter um contato tão próximo com a sociedade pré-tecnológica! Já havíamos estudado seus hábitos e modos de vida, mas encontrar vestígios tão concretos e em tão bom estado é emocionante. Poder tocar estes objetos nos transporta para outra época”, declarou Marion Parker, estagiária do projeto.   

O próximo passo da pesquisa, de acordo com o professor Jones, é conseguir utilizar os dispositivos. “Todos os objetos estão em ótimo estado de conservação e acreditamos ser perfeitamente possível fazer com que funcionem”, declara. Ele conta ainda que as pesquisas agora terão foco no estudo dos aparelhos que eram utilizados para a reprodução dos dispositivos de música encontrados e na recriação dos mesmos.

4 comentários:

Otavio Oliveira disse...

E o elepê dos Bítous, funfou, Kel? Espero que sim. Ouve a 4 do lado b em minha homenagem, tem sido a minha preferida (junto com a música de vadiado que é a 3 do lado a)

Anônimo disse...

Adorei Kelzinha! Isabela

Kel Sodré disse...

O LP funcionou, sim!! Com alguns arranhados (tipo dois de um lado e um do outro), mas tocou! Só ouvi uma vez até hoje, mas da próxima vez que eu escutar, vou pensar em você nessas músicas! :)

Kel Sodré disse...

Obrigada, Isabela! Volta mais! :)