terça-feira, 13 de dezembro de 2011

#MemeDasAntigas – Meu livro favorito em 2011


Fiquei mediamente satisfeita com a minha média de leitura este ano. Apesar de elas terem ficado concentradas no segundo semestre – quando eu tive algum tempo que pude chamar de “livre” para dedicar à leitura – consegui ao menos retomar o ritmo e o hábito de leitura, coisa que – não duvide – se perde mesmo quando não se tem a leitura no cotidiano.

Dentre os livros deste ano, foi o último lido que me arrebatou o coração. Foi de Ricardo Somocurcio e de sua menina má que fiquei refém e a quem dediquei toda uma tarde de domingo para saber onde iria terminar aquele amor de tantas caras e de tantos lugares. É de Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa) que estou falando.


A história de Ricardo Somocurcio e da menina má é contada com doçura por Vargas Llosa, que contextualiza sua obra no cenário mundial. É pelos olhos de Ricardito que vemos os movimentos revolucionários no Peru dos anos 50, a Paris dos anos 60, a Londres hippie e anti-guerra dos anos 70. É com o olhar dele que vemos a menina má se transformar e assumir suas tantas personalidades. 

No início, fiquei irritada com Ricardo e sua devoção incondicional à menina má. Cheguei a ter a máxima “Ricardo Somocurcio, você me irrita” como um mantra, que ecoava na minha cabeça no ônibus, no caminho para o trabalho, no banho. Mas ao final da leitura, terminei sentindo um pesar profundo. Uma compaixão por Ricardito e pela menina má, que sofreu brutas consequências por suas escolhas.

Sei que um filme, livro, série é muito bom/boa quando tenho uma sensação de vazio ao terminá-lo/a. Assim, basta dizer que me senti órfã de Ricardo Somocurcio e de sua menina má quando cheguei ao ponto final.
----

PS: Parei com as desculpas por atrasar os posts do Meme das Antigas. Se desculpar uma vez é aceitável. Duas, é ok, mas na terceira já passa a ser sem-vergonhice! Mas com o fim do ano – e minha viagem para “casa” – chegando, estou me vendo cheia de tarefas. Assim, vou tentar manter tanto a assiduidade quanto os prazos no meme, mas quando não der... vai no dia seguinte mesmo!


PPS: Já sabe, né? Post do Meme das Antigas. Para outros participantes, mais informações e temas futuros, é só clicar na imagem no começo deste post. 

2 comentários:

Natalia Máximo disse...

Amo o Vargas Llosa e estou louca pra ler esse livro. Mais uma boa crítica, mais um motivo pra eu lê-lo o quanto antes!

(pode atrasar quantas vezes for necessário, primeiro porque ninguém é de ferro e porque viagem sempre é um bom motivo!)

Kel Sodré disse...

Ai, Natalia, vale a leitura! Travessuras da Menina Má é de uma lindeza... Esse foi o 1º livro do Vargas Llosa que li e agora estou doida para ler outros. Gostei demais da narrativa dele. Qual você me indica?

E valeu pelo aporte para os atrasos! haha